20 °c
Nilopolis

RJ inicia nesta semana calendário unificado de vacinação contra a covid-19

A centralização servirá como um referencial à população e aos municípios, que terão autonomia para vacinar os públicos dentro de um período mensal

O calendário unificado vai servir como um referencial para que o estado possa ter maior controle e monitoramento da campanha nos municípiosImagem Arquivo

Rio – O governo do estado vai iniciar nesta semana o calendário unificado de vacinação contra a covid-19. A publicação da medida foi feita no Diário Oficial na última quarta-feira (26) e os municípios terão autonomia para empreender a campanha dia a dia de acordo com a realidade e as particularidades de cada localidade. O município do Rio seguirá com o calendário próprio um pouco mais adiantado, pois a prefeitura concluiu a convocação dos grupos prioritários e iniciou a imunização por idade.

O calendário unificado vai servir como um referencial para que o estado possa ter um monitoramento amplo das campanhas municipais. Para que essa ação seja feita, foi determinado que certos públicos mensais fossem vacinados até completar a imunização de toda a população adulta em outubro.

A partir de junho, as prefeituras devem encerrar a imunização de pessoas com grupos prioritários e das categorias profissionais. Entre os segmentos estão: pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidade; gestantes e puérperas com comorbidades; população de rua; profissionais do Sistema Penal e de quem for privado de liberdade; trabalhadores da educação; Forças Armadas, de segurança e salvamento.

No mesmo mês, o calendário estadual estabeleceu para as cidades fluminenses imunizar também por faixa etária de idade, entre 55 e 59 anos. Para que ambos os públicos possam ser atendidos, foi reservado 20% das vacinas para grupos prioritários e 80% para o restante.

Nos próximos meses a vacinação seguirá apenas atendendo aos critérios de escalonamento por idade. Cada mês atenderá um público com o recorte em 9 anos. Em julho, pessoas de 54 a 45 anos serão imunizadas; em agosto, 44 a 35; setembro, 34 a 25 e outubro de 24 até 18 anos.

Veja quando você será vacinado pelo calendário unificado do estado

Junho – Grupos e categorias prioritárias; pessoas entre 59 até 55 anos
Julho –  54 até 45 anos
Agosto –  44 até 35 anos
Setembro – 34 até 25 anos
Outubro – 24 até 18 anos

Municípios da Região Metropolitana divulgam calendário de vacinação

A prefeitura de Nova Iguaçu divulgou o calendário com datas para vacinação até o dia 03 de julho e deve imunizar a população de até 50 anos. Nesta semana, a campanha vai contemplar os grupos prioritários. A partir da segunda-feira seguinte, a vacinação começa a ser feita para todas as pessoas com 57 anos seguindo o escalonamento de idade a cada três dias.

Niterói, assim como o Rio, também tem o calendário com previsão de vacinação até outubro, contemplando toda a população maior de idade segundo os critérios de idade. A novidade é que o município permite à população, de forma opcional, agendar data e horário para receber o imunizante por meio de aplicativo. Hoje, a campanha contempla pessoas de 59 anos.

Em Duque de Caxias a vacinação segue sendo feita para os grupos e categorias prioritários. O calendário está previsto para até sexta-feira (4). Para a segunda dose o município também convocou todos que ainda estiverem com a sua aplicação atrasada.

O escalonamento por idade de maneira simultânea com a vacinação dos grupos prioritários foi uma estratégia adotada pelo município de Belford Roxo. Os locais de imunização dos públicos são diferentes e podem ser verificados no site da prefeitura. A previsão de distribuição de doses é até quinta (3), contemplando pessoas de 56 e 55 anos. Na terça (1), homens de 56 anos recebem a primeira aplicação, na quarta (2), mulheres de 55, e na quinta (3), homens de 55.

Em São Gonçalo a previsão é até sábado (5). O município segue com a distribuição de doses para os grupos e categorias prioritárias. Com o fim das vacinas da Pfizer, a vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades acima de 18 anos estão suspensas na região.

Via: O Dia
Próximo Post