Polícia Militar lança programa Bairro Seguro em 25 áreas do Rio; saiba quais serão as regiões

Projeto, nos mesmos moldes das UPPs e do Segurança Presente, pretende estreitar a relação com a população

Rio – A Polícia Militar lançou nesta segunda-feira (14) o Bairro Seguro, um programa de polícia de proximidade nos moldes das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e do Segurança Presente. O Bairro Seguro irá atuar, na primeira etapa, em 25 áreas da Região Metropolitana do Rio.

A ideia é estreitar a comunicação da população dos bairros com os policiais militares, que atuarão sempre nos mesmos locais. Ao todo, serão 392 PMs envolvidos, 280 em efetivo fixo. Segundo a corporação, não haverá falta de policiamento nas ruas com a implementação do projeto – turmas foram formadas em dezembro no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

Os profissionais que atuarão no Bairro Seguro foram escolhidos pela corporação a partir de análises de perfil, e participaram de um curso de relacionamento interpessoal. Cada equipe terá um telefone disponível para denúncias da população.

O Bairro Seguro contará com 84 viaturas personalizadas com a logo do projeto e o nome da região de patrulhamento. Um projeto piloto já tem atuado há alguns meses no Jardim Sulacap e na Avenida Abelardo Bueno, em Jacarepaguá.

As regiões escolhidas para a primeira versão do Bairro Presente são:

Leme
Urca
São Conrado

Bangu
Magalhães Bastos/Mallet
Padre Miguel
Realengo
Sulacap
Campo Grande
Barra da Tijuca
Itanhangá
Jacarepaguá (Abelardo Bueno)

Olaria
Penha
Ilha do Governador (Portuguesa e Jd. Guanabara)
Cachambi
Oswaldo Cruz/Campinho
Cascadura/Quintino
Ramos
Pavuna
Vila da Penha

Itaipuaçu, em Maricá

Via: O Dia
Próximo Post