Covid: Estado do Rio distribui mais de meio milhão de doses da vacina

Na capital, repescagem para 33 anos ou mais ocorre neste sábado. Pessoas com 32 anos ou menos se vacinam a partir de segunda. Vacinação em massa na Maré termina neste domingo

Rio – O Estado do Rio distribui, neste sábado, 586.140 doses da vacina contra a covid-19 aos 92 municípios fluminenses. São 283.140 doses da Pfizer para primeira aplicação; 69.000 doses da Oxford/Astrazeneca para segunda aplicação; e 234.000 doses da CoronaVac para as duas aplicações do esquema vacinal.

Os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí retiram os seus lotes a partir das 8h, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. As regiões Metropolitana I e II, Médio Paraíba, Serrana e Centro Sul receberão as vacinas por vans e caminhões, com escolta da Polícia Militar. E para as regiões Noroeste, Norte, Baixada Litorânea e Costa Verde, a distribuição começou a ser feita às 8h por quatro aeronaves, sendo uma do Governo do Estado, uma da Polícia Militar, uma do Corpo de Bombeiros e outra da SES.

“Com mais esta remessa, a SES ultrapassa a marca de 15 milhões de doses distribuídas aos municípios. Estamos avançando na campanha de imunização e o resultado disso é que os dados epidemiológicos estão caindo. Nesta semana, registramos o menor número de internações por Covid desde abril”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

“A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) vem reforçando rotineiramente com as secretarias municipais de Saúde a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, respeitando a destinação das doses para a primeira ou segunda aplicação do esquema vacinal. Essa destinação é sinalizada por meio de Informe Técnico enviado pelo Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, aos estados. A SVAPS ressalta que a distribuição do imunizante é feita de forma proporcional e igualitária a todos os municípios”, esclareceu a assessoria de imprensa da pasta.

Na capital, vacinação para pessoas com 32 anos segunda-feira e uma idade por dia

Os postos de vacinação da cidade do Rio recebem neste sábado pessoas com 33 anos ou mais para a imunização contra a covid-19. Será o último dia de repescagem para quem tem mais de 33 anos e ainda não se vacinou com a primeira dose. A partir da próxima segunda-feira (2), o Rio começa a vacinar uma idade por dia, e a próxima repescagem será apenas na metade do mês de agosto, com data a ser confirmada.

A partir de segunda, cada dia será destinado a uma idade, começando por pessoas de 32 anos. A expectativa é que a população com mais de 18 anos seja toda vacina com primeira dose até o dia 18 de agosto. Depois, os meses de setembro e outubro serão estratégicos para a Secretaria Municipal de Saúde arredondar o projeto de vacinação da população: resgatar quem está em atraso com a vacina e reforçar a dose em idosos.

Novo calendário de vacinação contra a covid-19 divulgado na noite de ontem pela Prefeitura do Rio Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Vacinação em massa na Maré termina neste domingo

No Complexo da Maré, o projeto de vacinação em massa, que começou na quinta-feira, pretende imunizar 30 mil moradores até este domingo. Neste fim de semana, moradores de todas as idades podem ir às clínicas da família e a demais pontos de vacinação da comunidade. A iniciativa faz parte de um estudo que tem como objetivo verificar como a pandemia reage em uma população com a maioria imunizada. O projeto também foi realizado no mês de junho na Ilha de Paquetá. A segunda dose dos moradores de Paquetá está marcada para agosto.

Confira o calendário de vacinação em massa na Maré por idade:
29/07 – de 25 a 33 anos (mulheres pela manhã / homens à tarde)
30/07 – de 18 a 24 anos (mulheres pela manhã / homens à tarde)
31/07 – vacinação para todas as idades
01/08 – vacinação para todas as idades

Locais da vacinação em massa na Maré:

Clínica da Família Adib Jatene • Via B Um, 589-501 – Maré
Clínica da Família Augusto Boal • Av. Guilherme Maxwell, 901 – Baixa do Sapateiro
Clínica da Família Américo Veloso • Rua Gerson Ferreira, 100 – Praia de Ramos
Clínica da Família Diniz Batista dos Santos • Av. Brg. Trompowski, SN – Maré
Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva • R. Teixeira Ribeiro – Maré
Centro Municipal de Saúde Vila do João • R. Dezessete, s/n – Maré
Centro Municipal de Saúde João Cândido • Av. Lobo Junior, 83 – Penha Circular

Via: O Dia
Próximo Post