Vice-presidente da Câmara Municipal de Nilópolis, Mauro Rogério do Nascimento Jesus (PSD) foi preso, nesta quinta-feira (10), na Operação Hoste, organizada pela Polícia Federal (PF) e Ministério Público do Estado (MPRJ) que tem objetivo de combater uma das maiores milícias em atividades no Rio de Janeiro.
Maurinho do Paiol é apontado nas investigações como chefe da submilicia de Nilópolis, que atuava principalmente no bairro do Paiol e, recentemente na comunidade do Az de Ouro.
A organização criminosa já fez parte da milícia do Ecko, morto no ano passado. Agora comandado pelo seu irmão Zinho.
Narcomilícia
O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) afirma que, além de atuar em Nilópolis, o grupo criminoso de Maurinho do Paiol opera em São João de Meriti e no bairro de Anchieta, na capital.
Esse grupo paramilitar, segundo a força-tarefa, possui como principais atividades a exploração de serviços de gatonet, a venda de botijões de gás, o comércio ilícito de cigarros e o controle sobre pontos de mototáxi, com a cobrança de taxas.
“A organização é estruturalmente ordenada e possui dimensões consideráveis, atuando de forma setorizada, mediante a prática de crimes como homicídios e extorsões. Ao expandir seus domínios para a comunidade Az de Ouro, em Anchieta, passou a atuar também no tráfico de drogas, fazendo parte da cúpula da comunidade, ligada à facção criminosa TCP”, detalhou o Gaeco.