Rio – Agentes da Polícia Federal cumprem na manhã desta quarta-feira (15) quatro mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão contra suspeitos de desviarem recursos públicos federais no município de Barra do Piraí, no sul do estado do Rio. Segundo as investigações, os valores eram desviados do setor da Saúde. Os repasses investigados pela PF ultrapassam R$ 6 milhões.
As investigações começaram ainda em 2018, a partir de denúncias sobre desvios de valores destinados a obras em hospitais locais. O trabalho conjunto da Polícia Federal com o Ministério Público do Rio (MPRJ) apontou que “servidores municipais estavam atuando em conjunto com empresas para desviarem recursos destinados à Saúde do município, principalmente por meio de hospitais privados, mas que atendem à população por meio de convênio com o Poder Público”.
Entre os investigados estão servidores do “alto escalão” da Secretaria da Saúde Municipal de Barra do Piraí, segundo a Polícia Federal, além de agentes dos hospitais conveniados. Cerca de 120 policiais federais participam da Operação ‘Skal’. Os mandados de prisão e busca são cumpridos em Barra do Piraí, Vassouras, Magé, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e na cidade do Rio de Janeiro. Os investigados responderão pelo crime de peculato, corrupção passiva e associação criminosa.